terça-feira, 2 de junho de 2009

GERAÇÃO Y: JOVENS, ESPERTOS E OUSADOS, ELES SÃO O FUTURO DAS EMPRESAS


Um novo perfil de público interno vem surgindo para inovar as empresas e renovar as ferramentas e linguagens da COMUNICAÇÃO INTERNA. Esse perfil é definido em nossos dias como Geração Y, mais conhecida como geração digital, que é formada por jovens otimistas, cooperativos, engajados, críticos, acostumados com a renovação tecnológica, questionadores, inquietos, capazes de realizar n tarefas ao mesmo tempo e cada vez mais exigindo participação permanente.

Como essa geração aprende de forma contínua, ela quer estar conectada com o mundo a todo o momento, inclusive no seu ambiente de trabalho. É nesse momento que surge o grande desafio de engajar esses jovens sem causar conflitos diretos com as regras da companhia e com as outras gerações (X e baby boomers) que estão acostumadas a ter resultados por meio de processo estabelecidos, normas claras, usando a experiência profissional e de vida. Mas como quebrar esse paradigma? Como integrar esse público que tem respostas e soluções rápidas para tudo?

Nesse caso, a comunicação interna é um dos fatores-chave para esse processo de mudança, alinhando a comunicação como um todo com as estratégias corporativas e com novas mídias e tecnologias. Mais do que isso, a comunicação interna é um elemento que integra de forma efetiva os jovens à cultura da empresa, criando um vínculo mais forte para evitar que esses profissionais fiquem por um curto período no quadro de funcionários.

Para enfrentar os desafios nesse novo ambiente de trabalho, é necessário que haja a transparência, apoio da liderança, mensagens de mão dupla e abertura de múltiplos canais de comunicação.

Cabe a Comunicação Interna administrar todo esse processo, conscientizando, informando, fornecendo e recebendo feedback e também aprendendo!

Angélica Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário