sexta-feira, 12 de junho de 2009

COMUNICAÇÃO INTERNA EM PEQUENAS EMPRESAS

A comunicação é uma importante ferramenta estratégica nas organizações, ela integra funcionários, proporciona um relacionamento mais estreito com os stakeholders, contribui para o desenvolvimento organizacional e ainda dá credibilidade à empresa.

Um grande problema que vemos hoje é a não importância dada à comunicação interna em pequenas empresas. Ela pode ser vista como um desafio para os líderes, pois muitas vezes eles não acreditam que ela seja eficaz em uma empresa de pequeno porte. Mas também pode ser um obstáculo encontrado na cultura organizacional, onde funcionários da geração X, os quais contribuíram para a empresa alcançar sua posição de hoje, não aceitarem a influencia da comunicação, pois além deles crescerem sem a ajuda dela, ela vêm com a geração Y, a qual é outro problema de gerenciamento de pessoas e cultura. E tudo que esta geração traz de novo para a empresa cria um bloqueio organizacional.

Do ponto de vista estratégico, pouco muda em relação à comunicação interna para grandes e micro empresas; o que a diferencia é a visão da liderança e a maneira que eles irão implantá-la na empresa. È necessário uma pessoa da área de comunicação para desenvolvê-la e a presença da gerencia.

Além do custo da comunicação ser menor, uma vez que a quantidade de veículos é menor, a integração aumenta, pois existem poucos funcionários. E com o estreitamento da relação entre a alta gerencia e os funcionários, é clara a contribuição positiva da implantação da comunicação interna em pequenas empresas.

E se funcionários contentes, bem informados, geram benefícios imensos às empresas. Fica fácil aceitar esta ferramenta na empresa. E toda liderança reconhece que o maior patrimônio da empresa é a sua marca, ou seja, se os funcionários contribuem para esta melhora contínua, os ganhos serão inúmeros.

Confira no vídeo como a comunicação interna, mesmo em pequenas empresas, pode ser um fator de sucesso, uma vez que com a liderança exercendo seu papel, ela integra funcionários, motiva a equipe e todos compartilham de um mesmo objetivo.



Daniele Cunha Pompêo

Um comentário:

  1. Ótimo artigo,

    Estou recomendando ele na matéria "5 artigos que você tem que ler", no Administrando.biz.

    Parabéns e abraços!

    ResponderExcluir