terça-feira, 30 de junho de 2009

COMO UTILIZAR O TWITTER NA COMUNICAÇÃO INTERNA?


É sem dúvida que posso dizer que o Twitter tem sido o veículo de comunicação mais comentado dos últimos meses. Para quem ainda não conhece, ele funciona como um micro-blogging em que o usuário escreve pequenas mensagens de até 140 caracteres. O Twitter é uma rede social e possui muitas utilidades, desde criar relacionamentos até divulgações de marca e produto.

Mas o que o Twitter tem a ver com a comunicação interna nas empresas?
Já que para essa ferramenta, o objetivo é criar relacionamentos, nada melhor do que utilizá-la como estratégica para fortalecer o relacionamento dos funcionários e da organização. Por meio de mensagens curtas, podemos envolver os funcionários na rotina da empresa e até mesmo dos seus colegas de trabalho.

Uma característica do Twitter é a instantaneidade das mensagens, diferente de um blog ou email, que a pessoa tem que abrir a mensagem. Além disso, ajuda a livrar o uso do email corporativo para assuntos gerais. Com mensagens curtas e objetivas, esse meio de comunicação pode ser usado também para divulgação de alguma nova campanha, uma atualização no site da empresa ou intranet, e até mesmo para criar curiosidade em torno de algum assunto corporativo ou motivar a participação em alguma campanha.

Comentando sobre esse post com uma amiga de trabalho, ela perguntou como poderia ser feito isso sem comprometer as informações e o sigilo de uma organização, já que o Twitter é algo público, em que os usuários têm acesso a todas as páginas. Claro que não podemos “twittar” (termo que significa postar no Twitter) informações confidenciais da organização, mas sim mensagens simples e quem sabe até que despertem o interesse do público externo em conhecer melhor a empresa.

Vale lembrar que estamos falando aqui do uso do Twitter apenas como um suporte para a comunicação interna das empresas. Falei como suporte, pois apesar de ser uma poderosa ferramenta de comunicação, ela não pode ser utilizada sozinha, sem um plano estratégico envolvido. Deve fazer parte de uma ação integrada de comunicação, agindo junto com outros canais.

Para Daniel Tussini Onida, relações-públicas da IBM, responsável pelo relacionamento com clientes, o Twitter “[...] pode ser um poderoso canal de vendas, relacionamento, endomarketing e comunicação interna, desde que seu uso seja bem planejado e executado, estando em sincronia com outras atividades e outros projetos de comunicação.”

Um dos motivos pelo qual o Twitter não deve ser usado sozinho é o fato de ele ser um meio de comunicação segmentado, ou seja, o seu alcance é limitado a um público on-line, que possui acesso a internet diariamente, não atendendo muitas vezes aos funcionários das fábricas e de serviços de apoio, como limpeza e manutenção. Assim, esse público seria alcançado por outro veículo.

E para descontrair um pouco, coloquei um quadrinho sobre o Twitter...

Marília Pelepka

http://ciso.blog.br/tag/quadrinhos/

3 comentários:

  1. Marilia, é preciso observar se irá ser criado 'perfis profissionais' neste comunicação interna ou o twitter particular de cada um, pois se for assim o trafego de informação entre os seguidores acabará misturando o privado com o profissional. Conhecendo as empresas, elas não toparão isso pelo medo de perder o controle sobre a comunicação, pois nas redes sociais é isso que acontece, hoje faço estagio numa empresa modelo em inovação e lá é proibido msn, orkut e ferramentas do genero, imagina pensar em criar um twitter corporativo para uso interno?

    Claro que o uso destas ferramentas sociais,dentro de um plano de comunicação interna, seria interessante, mas é difícil os decisores toparem.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Mateus,
    O perfil do Twitter seria apenas para a própria counicação da empresa postar. Seriam apenas chamadas para gerar curiosidade e notivação no público interno. Não seriam criados perfis para os funcionários no qual os funcionários também postariam, somente a organização seria a responsável pelas mensagens.
    Por isso que disse que é apenas uma ferramenta de suporte, que deve estar dentro de um plano de ação bem estruturado.
    A empresa em que trabalho possui Twitter, e diariamente posta o resultado de pesquisas que realizou, eventos que acontecerão, etc. Serve como um canal que nos ajuda a tomar conhecimento das realizações da empresa, livrando um pouco o outlook e seu calendário.

    Abraços,
    Marília

    ResponderExcluir
  3. Existe uma ferramenta que foi criada para atender essa demanda muito bem comentada pela Marília e para não cair no risco apontado pelo Mateus. É o Yammer, que é bastante similar ao Twitter, mas é limitado ao uso corporativo - isso quer dizer que vc só segue e só é seguido por quem tem o mesmo domínio de e-mail que você.
    Na LVBA nós usamos o Yammer como uma ferramenta superimportante de comunicação interna, já que 99% dos funcionários trabalha o dia inteiro em frente ao computador. A experiência com o uso do Yammer tem se mostrado bem relevante para a disseminação e troca rápida de informação, atingindo instantaneamente a todos.
    Vale a pena conhecer: www.yammer.com

    Meninas, aproveito para registrar que o blog de vocês está ótimo!

    ResponderExcluir