terça-feira, 7 de julho de 2009

RECAPITULANDO...

Esta semana estava lendo a nova edição da Revista Empresarial e um case bem interessante despertou a minha atenção. Hoje uma das principais dificuldades que as empresas enfrentam, principalmente as de grande porte, é crescer e construir uma história em que seus colaboradores estejam envolvidos não só com o trabalho em si, mas que saibam efetivamente como contribuíram, quais resultados foram gerados pelo seu desempenho, ou seja, vestir a camisa e sentir que pertence a um lugar em que seu esforço é valorizado.

A companhia têxtil Vicunha não só levou isso a sério como aproveitou seu aniversário de 40 anos para implementar um plano de comunicação . Com mais de 11 mil funcionários espalhados por 10 fábricas no país e uma no Equador, a companhia estava crescendo muito rápido e, devido à complexidade de sua estrutura, a maioria dos colaboradores desconhecia a história da empresa e não interagiam entre si.

A solução para este problema surgiu com o projeto “Vicunha 40 anos” que tinha como grande objetivo contar a história da organização a fim de estreitar a identidade da companhia com o público interno e resgatar o orgulho de cada colaborador por fazer parte daquela trajetória de sucesso. Para envolver mais o público interno, o projeto foi conduzido com a ajuda de alguns colaboradores de diferentes áreas que se reuniam para levar novas ideias e planejar como seriam executadas as ações.

O primeiro passo da equipe foi a criação de uma logomarca comemorativa que representava a tradição e a internacionalização, pontos fortes da companhia. Logo após, os colaboradores ganhavam periodicamente capítulos, que ao fim formariam um livro, sobre a história da empresa, de seu fundador e de cada uma das unidades da Vicunha. Essa etapa do projeto além de instigar a leitura, também revelava ao colaborador a figura do líder que evoluiu junto com a empresa.

Também foi desenvolvida uma linha do tempo exposta em painéis em pontos estratégicos da empresa, um concurso cultural com questões sobre os capítulos distribuídos, entrega de brindes para aqueles que respondessem as perguntas propostas, um vídeo institucional com um panorama geral da empresa e com o slogan “Você faz arte dessa história”, um hotsite recordando todas as fases do projeto e por fim uma merecida festa comemorativa para cada uma das unidades da companhia.

A Vicunha não apenas resgatou a sua história, mas recapitulou o papel de cada um em 40 anos de muito trabalho, esforço e dedicação.

Caso tenham interesse em conferir o case completo, entre pelo site da Aberje na Revista Comunicação Empresarial, número 70, página 29 (Lição 11).
Angélica Vargas

2 comentários:

  1. Olá meninas, parabéns pelo blog! Deixa eu me apresentar, sou Érika Cavalcante, uma das pessoas responsaveis pelo projeto "Vicunha 40 anos", trabalho com Comunicação Interna há quase 7 anos e atualmente estou Itaú Unibanco. Primeiramente, gostaria de dizer que fiquei muito feliz pelo projeto ter sido citado no blog de vocês e me coloco a disposição caso queiram saber algo. Gosto muito de blogs exatamente pela possibilidade de trocar ideias e assim gerar novas visões. Agora vou continuar acompanhando o blog com mais frequência. Um abraço a todas!

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  2. Olá Érika,

    Fiquei super feliz em saber que você participou desse projeto. Sempre tentamos abordar em nosso blog cases de sucesso que mostram na prática aquilo que aprendemos na faculdade. Gostaria que você não só acompanhasse o nosso blog como também participasse efetivamente, contando um poquinho da sua jornada em Comunicação Interna e de sua participação no projeto "Vicunha 40 anos". Poderíamos fazer uma mini entrevista, o que acha? Nosso email é eramos_sete@yahoogrupos.com.br. Seria bem bacana a sua partcipação, pois como uma profissional da área de comunicação, você poderia contribuir com suas várias experiências.

    Abraços,

    Angélica Vargas

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