quinta-feira, 23 de julho de 2009

CONSOLIDAÇÃO DA MARCA ENTRE OS COLABORADORES

Como consolidar uma nova marca junto ao público interno? Essa era a principal questão discutida pela Fiat Powertrain Technologies (FPT), criada pela Fiat e especializada no desenvolvimento e produção de motores e câmbios.

A primeira estratégia utilizada foi apresentar ao público interno e familiares um show de Sandy e Júnior, que estavam se despedindo da carreira em dupla. Foram eles os escolhidos pela FPT pelo fato de conseguirem agradar e sensibilizar o público com sua canções românticas e alegres. Foi uma festa descontraída, onde os funcionários puderem curtir seus amigos e suas famílias,o que auxiliou na criação do sentimento de orgulho de pertencer a empresa.
Essa ação foi o tiro certeiro para atingir o grande objetivo da empresa: a consolidação da marca.
O contato próximo da empresa com os parentes dos funcionários é umas das principais ações para alcance desse objetivo.

A empresa criou também um Festival de Talentos dentro da fábrica. Com esse Festival, os funcionários demonstravam seus habilidades e talentos, passavam por etapas e eliminatórias, o que demonstrava a valorização do funcionário e ainda conseguia de um forma simples, que houvesse integração entre eles.

Outra importante ação desenvolvida com o público interno foi a apresentação visual da marca de forma padronizada em todas as fábricas; isso foi feito em banners, crachás, uniformes, quadros, e também nos materiais de papelaria.
Além da reforma que ocorreu na Newsletter FPTNews, foi publicada também, a revista trimestral Rotações pelo Mundo (RPM) em edição bilingue português/espanhol. Umas das principais estratégias utilizadas nessas ações foi a utilização do funcionário como garoto-propaganda nas campanhas internas.

Sempre ouvimos que esses tipos de ações acontecem nas empresas, e elas são realmente reais e trazem resultados significativos para as organizações. Foi isso que levou a Fiat Powertrain Technologies ao alcance de um de seus principais objetivos: a consolidação da marca entre os colaboradores!

Laís Fonseca

Um comentário:

  1. Que legal este caso. O interessante é perceber que as ações eram parte de um projeto e não programas isolados, o show, o festival de talentos, a unidade visual, envolver a família, nova news, revista para valorizar o colaborador. Muito bom, parabéns.


    abraços,
    mateus d'ocappuccin

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