domingo, 19 de julho de 2009

MUDANÇAS: COMO ENFRENTÁ-LAS?

As mudanças organizacionais estão presentes no cotidiano das empresas. Seja no procedimento de transferência de uma equipe, mudança na liderança ou até mesmo nos processos de fusão e aquisição.

Surge então a resistência dos funcionários para o novo formato da organização, e conseqüentemente o desafio para a liderança e principalmente para a comunicação interna. Uma vez que os funcionários estão inseguros e com receio de perder a posição ocupada dentro da empresa; muitas vezes ocorrem alterações nos valores e a desmotivação faz com que a distância entre a percepção e a realidade aumente.

Nos casos de fusão e aquisição existe de um lado da empresa, o sentimento de vitória e entusiasmo e do outro um clima de insegurança e grande instabilidade, pois os colaboradores, durante o processo, lidam com a falta de informações. Sendo necessário assim a comunicação avisar os funcionários de que todo este procedimento seja ele intenso como em uma aquisição ou meticuloso como em mudanças organizacionais, trarão benefícios à eles e fará com que o processo de trabalho utilizado hoje, será melhor do que o de ontem.

Certamente cabe aos profissionais de comunicação se responsabilizarem ao adotarem a melhor maneira de abordar e trabalhar com as técnicas durante os processos. Contando sempre com o apoio da liderança para que toda a empresa alcance seus objetivos e as equipes além de entender as necessidades destes procedimentos, possam contribuir e ainda continuarem motivadas com a organização.

Confira o vídeo sobra mudanças e os processos de implementação.



Daniele Cunha Pompêo

2 comentários:

  1. os 4 fatores citados pelo professor, a saber cultura organizacional, pessoas, arquitetura organizacional, sistemas de controle de gestão, simbolizam a dificuldade de lidar com estas situaçoes. mas creio que para melhor lidar com a ansiedade do colaborador, a informação é um bom início.

    abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um conjunto de fatores que contribuem para que não apenas a ansiedade, mas todas as consequencias sejam solucionadas.
    Concordo que a informação é uma boa maneira de se iniciar, pois a partir dela podemos ter a integração entre as areas, contribuindo para que o gestor lide com a situação da melhor maneira, não deixando os profissionais insatisfeitos e/ou desmotivados.

    Daniele Cunha Pompêo

    ResponderExcluir