sexta-feira, 31 de julho de 2009

2009: O ANO DA FRANÇA NO BRASIL

O Ano da França no Brasil é uma iniciativa do governo dos dois países, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.

Para isso, estão sendo realizados centenas de eventos em todo o país, como exposições, shows, concertos, ciclos de cinema, seminários e festivais, que dão ao público brasileiro a oportunidade de acompanhar manifestações artísticas da França contemporânea e conhecer mais a fundo a cultura desse país.

O Ano do Brasil na França, ocorrido em 2005, mobilizou mais de dois milhões de franceses e obteve um grande retorno dos mídia, atingindo os principais veículos de comunicação do país durante quase todo o ano. Como resultado, houve um aumento de 27% de turistas franceses no Brasil e mais de 450 milhões de. dólares em produtos brasileiros exportados para França.

Toda essa comemoração é uma excelente oportunidade para as empresas criarem ações de comunicação com seus colaboradores Um exemplo de empresa que vive essa relação da França com o Brasil, é a Rhodia. Ela foi a primeira unidade fabril francesa instalada no Brasil, no ano de 1919. E para celebrar esse ano, realizarão diversas programações.

A prioriadade da Rhodia é divulgar a festa de forma igualitária entre seus públicos, e com isso, os colaboradores não ficaram de fora: haverá sorteio de brindes e almoço com gastronomia francesa nas fábricas. Além de um hotsite para contar a história da Rhodia no Brasil e as principais curiosidades das duas culturas.

Mesmo que a sua empresa não tenha nenhuma relação com a França, você pode utilizar esse momento para disseminar e incentivar o conhecimento das diferentes culturas, homenagear a nação francesa e até mesmo criar relacionamentos.

É o caso da Fiat, que mesmo sendo uma empresa italiana, esta patrocinando duas importantes exposições de artes plásticas, esculturas e fotografias. Essas ações foram usadas como estratégia para renovar os laços comerciais com as duas nações.

Marília Pelepka

Um comentário:

  1. ótima oportunidade das empresas exercitarem seu lado cultural, aqui no sul está rolando uma bela exposição no margs com artistas e obras francesas, vale a pena

    abraços, mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir