quinta-feira, 4 de junho de 2009

COMUNICAR É MUITO MAIS DO QUE INFORMAR!


Sem dúvida alguma, a principal tendência corporativa que se tem falado ultimamente é a importância da comunicação interna, principalmente em tempos de crise. As organizações têm percebido que manter a equipe bem informada é essencial em momentos críticos

Mas será que podemos dizer que informar a equipe é comunicação interna?
Informar é apenas transmitir a informação, sem saber se o receptor recebeu de forma correta e se ele entendeu. Já, comunicar é estabelecer um diálogo com o receptor. E nós como Relações Públicas e comunicadores, devemos garantir que o receptor, além de receber e entender a mensagem, responda.

Por isso, informar está muito longe de ser o principal objetivo da comunicação interna, ou seja, a comunicação interna é algo muito mais estratégico do que somente passar a informação adiante. Ela deve estabelecer um canal de comunicação com os colaboradores e desenvolver um diálogo, a fim de disseminar as estratégias, missão, visão, valores da organização, com o objetivo de garantir a total compreensão da empresa por parte dos funcionários.

Com isso, a comunicação interna exerce um dos seus principais papéis, que é aproximar a empresa e seus colaboradores, pois estes executaram suas atividades de forma agregada aos objetivos e negócios da organização.

Portanto, devemos nos posicionar como verdadeiros profissionais de Relações Públicas e não deixar que a comunicação interna fique limitada, apenas passando informações de um lado para outro.

Marília Pelepka

Nenhum comentário:

Postar um comentário