quarta-feira, 24 de junho de 2009

RÁDIO-PEÃO - DOR DE CABEÇA OU OPORTUNIDADE ESTRATÉGICA?

Podemos definir rádio-peão como as manifestações e falatórios que ocorrem dentro das empresas, desde o chão de fábrica até a alta administração. É um verdadeiro canal de comunicação, no entanto, não-oficial e sigiloso que conta com comentários que ocorrem naturalmente e a todo momento.

A rádio-peão está presente em todas as empresas, e muitas vezes ela é só propagação de fofoca. Não tem como evitar, mas tem como encará-la como algo natural e desde que conte com a colaboração e comprometimento dos funcionários, executivos, e responsáveis pelas áreas, principalmente a comunicação interna, pode ser utilizada como um ferramenta estratégica.

O funcionário precisa estar atento às notícias que recebe por meio da rádio-peão, e cabe a ele buscar saber se aquela informação é verdaderia ou não.
Os responsáveis pela comunicação interna precisam estar atentos aos boatos, aos principais assuntos, aos formadores de opinião, para que possam utilizar a rádio-peão a seu favor.

A melhor solução é trabalhar com uma comunicação democrática, participativa, transparente, sem meias-palavras e sem segredos, para que todos estejam sempre informados sobre o que acontece e deixa de acontecer dentro da empresa, sem dar espaço para que as notícias veiculas pela rádio-peão sejam mais rápidas que as notícias oficiais.

Assim é possivel manter os funciónários engajados e comprometidos com os negócios da empresa, pois se sentirão importantes e bem informados.
As empresas devem enxergar que os boatos e fofocas podem ser uma grande oportunidade para estreitar seu relacionamento com os funcionários e aprimorar a sua forma de comunicar.

Para as empresas que se manterem atentas a isso, a rádio-peão será apenas uma manifestação natural, pois conversar, fofocar, discordar, concordar, reclamar, será sempre um processo natural entre as pessoas.

Laís Fonseca

Um comentário:

  1. Se a empresa souber trabalhar e tratar como aliados aqueles formadores de opinião com certeza é uma oportunidade estratégica a ser explorada. À empresa que quer controlar a informação e a comunicação trará muita dor de cabeça a possibilidade de perder o controle sobre a situação.

    Conheci o blog em pesquisa na internet e já feedei. Abraços, Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir