quinta-feira, 25 de junho de 2009

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL


De dezembro de 2008 a março de 2009 participei do programa “Work Experience”, quando trabalhei no parque temático SeaWorld, em Orlando. Por três meses fiz parte da equipe de colaboradores e pude ver de perto a constante atuação da comunicação interna.

Em nossa primeira semana de trabalho tivemos apenas treinamentos. Foram palestras com a gerência, reuniões com o RH até chegarmos na real área de trabalho (divididos por operacional, culinária ou merchandising). Durante esse treinamento fomos apresentados à cultura organizacional da empresa. Os esforços dispensados à tarefa de nos passar a maneira como devíamos nos comportar em frente aos “guests” , como devíamos agir, falar, nos vestir foi enorme e realizada por diversos meios: palestras, dinâmicas de grupo, atividades dentro do parque, além da distribuição dos manuais de conduta ética e o “Team Member Handbook”, que traz em detalhes tudo que foi trabalhado durante essa primeira semana.

O lema do parque é: “Let’s make it Safe, Quality, Memorable and Easy” (vamos torná-lo seguro, de qualidade, memorável e fácil) e o objetivo principal do funcionário é proporcional um dia inesquecível para os visitantes. Para isso tínhamos as orientações de olhar nos olhos para conversar, nunca responder “eu não sei” ou “a culpa não é minha”, não tocar nas crianças, mas se abaixar para falar com elas e sempre sorrir.

O selo que traz o lema da empresa estava distribuído por diversas áreas do parque em que apenas o funcionário tinha acesso, a fim de sempre lembrá-lo qual o seu papel como membro da equipe do SeaWorld.

O principal veículo de comunicação interna é o “Splash News”, que diariamente traz informações como previsão do tempo do dia (que ao meu ver também era importante a previsão do dia seguinte), elogios de visitantes a determinados funcionários, eventos, telefones úteis, além de mensagens que reforçassem os valores e políticas do parque. O veículo estava disponível nos portões de funcionários, onde era obrigatória a nossa passagem.

As ações de comunicação interna com os estudantes internacionais também eram muito efetivas quanto à transparência, já que foram várias as reuniões para esclarecimento de dúvidas e as medidas que o SeaWorld estava tomando em um momento de crise no país.

Viver essa experiência três meses foi riquíssimo. Pude ver de perto boas ações de comunicação interna em outro país, ver como um parque conhecido por todo o mundo presa por sua imagem e reputação e mais do que isso, fiz parte disso.
Flávia Médici

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