sexta-feira, 29 de maio de 2009

O BOM E VELHO JORNAL MURAL

São inúmeros os veículos de comunicação interna que existem hoje. A tecnologia trouxe a Web 2.0, TVs corporativas e muitos outros veículos inovadores, porém o profissional de relações públicas não pode esquecer daqueles veículos mais antigos, que ao contrário do que pensam, eles não estão ultrapassados e trazem muitas vantagens em seu uso.

Um que não se pode esquecer é o Jornal Mural, uma das formas mais imediatas e eficientes de comunicação com o funcionário. Entre outras vantagens, o Jornal Mural consegue focalizar informações que outros veículos não conseguem, é rápido e tem baixo custo.

Alguns cuidados devem ser tomados para a melhor eficiência do veículo:
- Deve contar com recursos gráficos, como fotos e ilustrações;
- Precisa fazer parte do planejamento integrado da comunicação e não isolado de todos os outros veículos;
- Cuidado para não se confundir com quadro de avisos, já que esse se preocupa com informações vindas do RH da empresa e não da comunicação;
- A localização é fundamental, o Jornal Mural deve estar em um lugar tranquilo, que permita ao funcionário parar e ler as informações que constam no veículo;
- Textos muito longos não cabem nesse veículo, o tempo que o funcionário tem para ler é curto, ou em uma pausa para tomar café ou alguns minutos da sua hora do almoço;
- Fixar junto ao Mural uma caixa de sugestões ou algum outro meio que permita que o funcionário possa falar sobre o veículo permitirá uma comunicação com feedback.

O que divulgar?

“O Mural pode focalizar, por exemplo, as manchetes do dia, noticiário da empresa, esportes, classificados, sociais, utilidade pública, economia, cultura e lazer, comemorações, curiosidades, eventos, mulher etc. Esses temas podem ser subdivididos e titulados de forma a provocar a curiosidade e o interesse do público leitor. A gama de assuntos é imensa e sua seleção dependerá da criatividade de quem faz o JM e do conhecimento do seu público e de suas expectativas.” É o que diz Fábio França, profissional de Relações Públicas no Catálogo Brasileiro de Profissionais de Relações Públicas.

Todos os setores da empresa podem aproveitar o Jornal Mural para divulgar suas informações, mas cabe ao profissional de RP coordenar o conteúdo. A área de comunicação precisa contar com os recursos necessários para garantir a manutenção e instalação do veículo, assim terá sempre notícias atualizadas.

O motivo de muitas empresas não darem a devida atenção para o Mural é a sua exigência em dedicação, trabalho e criatividade, “mas permanece a verdade de que a boa comunicação exige rapidez na sua veiculação, que só acontece com investimentos, planejamento, dedicação e muito trabalho” acrescenta Fábio.

Quer saber mais? Leia o artigo completo de Fábio França
www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/comunicacaodirigida/0059.htm

Flávia Médici

4 comentários:

  1. Concordo que o jornal mural ainda pode ser muito útil às organizações. Cabe então a pergunta: como ele convive e se torna interessante num contexto em que os veículos são mais amplos e mais interativos?

    Não veio o link do artigo completo do Fabio França. Em que ano ele foi publicado?

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  2. Prontinho, agora sim está com o link!

    O artigo foi originalmente publicado em dezembro de 1988, no Catálogo Brasileiro de Profissionais de Relações Públicas.

    Para que o Jornal Mural sobreviva é fundamental a constante atualização das notícias, a participação do funcionário no veículo como, por exemplo, com uma editoria para ele expor suas idéias, textos e mensagens e, por fim, é fundamental um layout atrativo para o Jornal Mural, tanto em sua estrutura quanto no design gráfico das editorias.

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  3. ttp://images02.olx.com.br/ui/11/01/71/1300797163_179780071_1-Fotos-de--ISSQN--AEG-ASSESSORAMENTO-E-CONSULTORIA.jpg

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