segunda-feira, 11 de maio de 2009

OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA


Falando de comunicação interna, não podemos deixar de citar as dificuldades que ela enfrenta diariamente. A consultoria americana Proudfoot Consulting realizou uma pesquisa com 325 organizações de 19 países, com mais de 800 executivos, sendo 106 brasileiros.

Essa pesquisa divulgou uma situação crítica em relação à comunicação interna nas empresas. Ela mostrou que a falta de clareza dos chefes na forma de comunicar as diretrizes e estratégias a seus colaboradores, compromete a produtividade, sendo que 13% de empresas brasileiras apresentam queda de produtividade e 39% das respostas apontaram a comunicação interna como a principal causa.

Já a falta de motivação, apareceu em 2º lugar, com 38% das respostas. Esse aspecto não é referente ao salário, mas a falta de um feedback positivo ou negativo do chefe e a falta de reconhecimento do seu trabalho.
Outro resultado da pesquisa, foi que o que mais assusta o funcionário é a mudança inesperada sem qualquer aviso prévio e sem nenhum cuidado da comunicação interna, o que além de desmotivas, faz a produtividade da organização cair.

“Sempre insisti em afirmar que um dos maiores problemas de desmotivação das pessoas na empresa está diretamente relacionado à comunicação interna”, diz Manfre Stanek, presidente da consultoria, “O dirigente brasileiro não é treinado em dar feedback e quando dá, faz de forma errada, equivocada, provocando mais dano e revolta do que benefícios aos empregados e à empresa”.

E para resolver esse problema de comunicação interna, a solução apontada pelos próprios dirigentes entrevistados foi o aumento de investimentos em treinamento, tanto dos chefes quanto dos funcionários, o que mostra a consciência da falta de preparo dos executivos no Brasil.


Marília Pelepka

Nenhum comentário:

Postar um comentário