quinta-feira, 7 de maio de 2009

UNILEVER E O GUARDA-CHUVA DA COMUNICAÇÃO

Ontem na faculdade tivemos uma palestra com mais uma prata da casa, dessa vez gerente de comunicação interna da Unilever, Aghata Faria. Ela nos mostrou de maneira bem clara e ilustrativa tudo que está sob a responsabilidade deles em um grupo que possui 12.000 funcionários no país.

O guarda-chuva de funções é imenso, desde a produção de uma revista bimestral que atinge 100% dos funcionários, passando por manutenção do jornal-mural duas vezes por semana, realização de uma newsletter semanal, atualização da tv corporativa até a participação na gestão de crise quando necessário.

A palestra teve início com a discussão da importância da mudança da identidade visual da Unilever, transformando aquele "U" quadrado e pouco visto em algo estilizado, que agora além de representar os valores do grupo também está presente em todos os produtos e propagandas. Com a reformulação visual também veio uma nova missão: levar vitalidade para o dia-a-dia. Essas foram mudanças fundamentais para auxiliar o levantamento da comunicação da empresa.

O veículo que consegue atingir 100% dos funcionários é a revista corporativa, que pela definição da palestrante é o "xodozinho" da área. Sendo ela uma das primeiras revistas internas implantadas no Brasil, a "Encontro" reúne assuntos diversos de informações gerais até serviços para suas colaboradores e, após diversas reestruturações sempre visando a melhor utilização do veículo, conquistou o prêmio Aberje na categoria Gestão de Mídia Impressa. As capas incentivam a produção artistica dos funcionários, já que são sempre obras feitas por eles.

A implantação da tv corporativa é recente para o grupo e a grande questão na hora da implementação desta ferramenta foi "onde colocá-la?". A solução foi bem interessante. Tendo como base pesquisas de opinião dos funcionários sobre os veículos internos, a Unilever sabia que o jornal-mural era considerado parado, estático e por isso não eram todos que se interessavam pelas informações. A idéia inicial foi instalar a tv no mesmo local, na sala do café. Isso traria o movimento que faltava. A tentação era por a tv na frente do jornal-mural, mas perceberam a tempo que se fizessem isso a tv competiria com o outro veículo, o que não era nem de perto a intenção da equipe de comunicação.

Sendo assim, reformularam o mural e instalaram entre as lâminas a tv corporativa, que não traz as mesmas informações que o jornal-mural, mas sim completa com informações gerais, como valor do dólar, clima/ tempo e até mesmo classificados. Também intercalam com propagandas da Unilever que estão passando na televisão aberta, a fim de deixar os funcionários por dentro das ações que o grupo desenvolve para o público externo.

Não só ferramentas como também preocupações com a sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e projetos de memória nunca são deixados para trás pela equipe de comunicação interna.

É muito trabalho, são muitas responsabilidades e muitas pessoas para se preocupar, já que a Unilever é um grupo que está em todo o território brasileiro. Tudo é muito bem pensado e feito com muito carinho, sempre se preocupando com a opinião e sugestão dos colaboradores, já que em todos os veículos existem canais de comunicação para o funcionário se expressar e participar.

Flávia Médici

2 comentários:

  1. Olá, muito interessante o post

    Será que você poderia me passar o contato da Aghata para uma reunião de benchmarking?

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  2. Olá Anônimo, posso te ajudar com o Software de TV corporativa. h.ctrapp@comunique-se.com.br

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