Ontem na faculdade tivemos uma palestra com mais uma prata da casa, dessa vez gerente de comunicação interna da Unilever, Aghata Faria. Ela nos mostrou de maneira bem clara e ilustrativa tudo que está sob a responsabilidade deles em um grupo que possui 12.000 funcionários no país.
O guarda-chuva de funções é imenso, desde a produção de uma revista bimestral que atinge 100% dos funcionários, passando por manutenção do jornal-mural duas vezes por semana, realização de uma newsletter semanal, atualização da tv corporativa até a participação na gestão de crise quando necessário.
A palestra teve início com a discussão da importância da mudança da identidade visual da Unilever, transformando aquele "U" quadrado e pouco visto em algo estilizado, que agora além de representar os valores do grupo também está presente em todos os produtos e propagandas. Com a reformulação visual também veio uma nova missão: levar vitalidade para o dia-a-dia. Essas foram mudanças fundamentais para auxiliar o levantamento da comunicação da empresa.
O veículo que consegue atingir 100% dos funcionários é a revista corporativa, que pela definição da palestrante é o "xodozinho" da área. Sendo ela uma das primeiras revistas internas implantadas no Brasil, a "Encontro" reúne assuntos diversos de informações gerais até serviços para suas colaboradores e, após diversas reestruturações sempre visando a melhor utilização do veículo, conquistou o prêmio Aberje na categoria Gestão de Mídia Impressa. As capas incentivam a produção artistica dos funcionários, já que são sempre obras feitas por eles.
A implantação da tv corporativa é recente para o grupo e a grande questão na hora da implementação desta ferramenta foi "onde colocá-la?". A solução foi bem interessante. Tendo como base pesquisas de opinião dos funcionários sobre os veículos internos, a Unilever sabia que o jornal-mural era considerado parado, estático e por isso não eram todos que se interessavam pelas informações. A idéia inicial foi instalar a tv no mesmo local, na sala do café. Isso traria o movimento que faltava. A tentação era por a tv na frente do jornal-mural, mas perceberam a tempo que se fizessem isso a tv competiria com o outro veículo, o que não era nem de perto a intenção da equipe de comunicação.
Sendo assim, reformularam o mural e instalaram entre as lâminas a tv corporativa, que não traz as mesmas informações que o jornal-mural, mas sim completa com informações gerais, como valor do dólar, clima/ tempo e até mesmo classificados. Também intercalam com propagandas da Unilever que estão passando na televisão aberta, a fim de deixar os funcionários por dentro das ações que o grupo desenvolve para o público externo.
Não só ferramentas como também preocupações com a sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e projetos de memória nunca são deixados para trás pela equipe de comunicação interna.
É muito trabalho, são muitas responsabilidades e muitas pessoas para se preocupar, já que a Unilever é um grupo que está em todo o território brasileiro. Tudo é muito bem pensado e feito com muito carinho, sempre se preocupando com a opinião e sugestão dos colaboradores, já que em todos os veículos existem canais de comunicação para o funcionário se expressar e participar.
Flávia Médici
O guarda-chuva de funções é imenso, desde a produção de uma revista bimestral que atinge 100% dos funcionários, passando por manutenção do jornal-mural duas vezes por semana, realização de uma newsletter semanal, atualização da tv corporativa até a participação na gestão de crise quando necessário.
A palestra teve início com a discussão da importância da mudança da identidade visual da Unilever, transformando aquele "U" quadrado e pouco visto em algo estilizado, que agora além de representar os valores do grupo também está presente em todos os produtos e propagandas. Com a reformulação visual também veio uma nova missão: levar vitalidade para o dia-a-dia. Essas foram mudanças fundamentais para auxiliar o levantamento da comunicação da empresa.
O veículo que consegue atingir 100% dos funcionários é a revista corporativa, que pela definição da palestrante é o "xodozinho" da área. Sendo ela uma das primeiras revistas internas implantadas no Brasil, a "Encontro" reúne assuntos diversos de informações gerais até serviços para suas colaboradores e, após diversas reestruturações sempre visando a melhor utilização do veículo, conquistou o prêmio Aberje na categoria Gestão de Mídia Impressa. As capas incentivam a produção artistica dos funcionários, já que são sempre obras feitas por eles.
A implantação da tv corporativa é recente para o grupo e a grande questão na hora da implementação desta ferramenta foi "onde colocá-la?". A solução foi bem interessante. Tendo como base pesquisas de opinião dos funcionários sobre os veículos internos, a Unilever sabia que o jornal-mural era considerado parado, estático e por isso não eram todos que se interessavam pelas informações. A idéia inicial foi instalar a tv no mesmo local, na sala do café. Isso traria o movimento que faltava. A tentação era por a tv na frente do jornal-mural, mas perceberam a tempo que se fizessem isso a tv competiria com o outro veículo, o que não era nem de perto a intenção da equipe de comunicação.
Sendo assim, reformularam o mural e instalaram entre as lâminas a tv corporativa, que não traz as mesmas informações que o jornal-mural, mas sim completa com informações gerais, como valor do dólar, clima/ tempo e até mesmo classificados. Também intercalam com propagandas da Unilever que estão passando na televisão aberta, a fim de deixar os funcionários por dentro das ações que o grupo desenvolve para o público externo.
Não só ferramentas como também preocupações com a sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e projetos de memória nunca são deixados para trás pela equipe de comunicação interna.
É muito trabalho, são muitas responsabilidades e muitas pessoas para se preocupar, já que a Unilever é um grupo que está em todo o território brasileiro. Tudo é muito bem pensado e feito com muito carinho, sempre se preocupando com a opinião e sugestão dos colaboradores, já que em todos os veículos existem canais de comunicação para o funcionário se expressar e participar.
Flávia Médici
Olá, muito interessante o post
ResponderExcluirSerá que você poderia me passar o contato da Aghata para uma reunião de benchmarking?
Olá Anônimo, posso te ajudar com o Software de TV corporativa. h.ctrapp@comunique-se.com.br
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