segunda-feira, 4 de maio de 2009

VALE – EXCELENTE ATUAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO INTERNO

Pensar na integração de mais de 50 mil funcionários, de culturas totalmente diferentes, espalhados por todos os cantos do mundo, e ainda em como fazê-los conhecer uma empresa de porte tão grande seria algo complexo e trabalhoso, certo? Errado.

Foi pensando nisso que a Vale, a maior mineradora brasileira, transformou uma brincadeira de criança em uma importante ferramenta de relacionamento com seu público interno : criou um álbum de figurinhas para integrar funcionários e apresentar a eles cenários e lugares da Vale jamais imagináveis, espalhados por todos os continentes.O álbum foi composto de 16 páginas, contendo curiosidades, imagens, além de importantes itens formadores da cultura e identidade da empresa, como sua missão, visão e valores.

Essa ação com o público interno, além de ampliar o conhecimento que tinham da empresa, aumentou o sentimento de orgulho de pertencer a Vale, fazendo com que os funcionários se sentissem parte integrante da empresa. Foi um verdadeiro incentivo a integração e a troca entre os funcionários, uma iniciativa de aproximação da empresa com o público interno.
Também foram criadas inúmeras redes de relacionamento entre os colaboradores, já que trocar figurinhas com o intuito de completar o álbum tornou-se um verdadeiro ritual entre eles.

Os resultados foram 33 mil exemplares e mais de 5 milhões de figurinhas impressas, 4 mil álbuns completados, e dentre estes, 15 viagens sorteadas para o funcionário e sua família.
A ação rendeu até tópico de discussão na comunidade da empresa no Orkut.

Esse foi um grande exemplo de solução de comunicação interna criativa e eficiente, que aproximou a empresa de seus funcionários, independente de suas localidades, fez com que eles entendessem o que era a Vale e também a sua importância para o negócio, além de beneficiar ainda os familiares, que puderam usufruir do álbum de figurinhas, das viagens e até colônia de férias. Assim, podemos afirmar mais uma vez que vale a pena investir no bem-estar e no cuidado com o público interno, pois isso traz bons resultados para a empresa.

Laís Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário