quinta-feira, 14 de maio de 2009

RH + COMUNICAÇÃO = PACERIA DE SUCESSO


Um dos grandes desafios que as companhias, principalmente as de grande porte, enfrentam diariamente é integrar seus funcionários, que muitas vezes estão espalhados pelo Brasil a fora, por meio da comunicação interna. Essa é uma difícil missão que tem que ser encarada não só pela área de Comunicação como também pela área de Recursos Humanos, uma vez que trabalham diretamente com gestão de pessoas. A grande questão que ronda o meio corporativo é até que ponto uma pode interferir na outra e quais as atividades específicas que cabem a cada uma.

Mas porque não uma parceria? Essa foi à solução que a rede supermercadista Carrefour encontrou para integrar seus 62 mil funcionários espalhados por 170 lojas em 14 Estados com o projeto “A comunicação em pessoa – Rede de repórteres locais”, criado, por incrível que pareça, pelos departamentos de Comunicação e RH

Nesse projeto os funcionários da empresa se transformam em repórteres locais, tendo como objetivo difundir todos os veículos de comunicação interna dentro da sua unidade e também enviar as notícias que lá são geradas. Os canais de comunicação utilizados pela rede estão o mural, a intranet, a revista e a TV.

Quem compareceu na última aula de Comunicação Interna, na segunda-feira, pode conferir o excelente trabalho feito pelo Carrefour com o programa de TV feito pelos próprios funcionários. Esse material demonstrou exatamente o enfoque do projeto: fazer com que a estratégia e os elementos culturais da empresa chegassem para todos os funcionários de uma forma simples e descontraída.

E vocês, o que acham dessa integração? Funciona efetivamente dentro das empresas?

Confira no link abaixo a reportagem na íntegra com o diretor do Instituto Carrefour, Antonio Marques Uchoa, sobre esse projeto.

http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/conteudo_417620.shtml


Angélica Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário