sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A COMUNICAÇÃO INTERNA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Que as empresas hoje em dia precisam ser socialmente responsáveis para sobreviver a gente já sabe, mas o que a comunicação com os funcionários tem a ver com isso?

A resposta é: MUITO!
Sem dúvidas é a área de Responsabilidade Social da empresa que deve definir e planejar os projetos, avaliar os impactos que a empresa tem no ambiente ou para a sociedade, promover a comunicação externa e atualizar as ações. Porém, sem a comunicação interna, como que os colaboradores vão saber as práticas de responsabilidade social que a organização adota? Como irão prover o entendimento da cultura organizacional?

A comunicação interna da empresa é fundamental para adequar as mensagens à esse público, estabelecer o papel do líder e fazer a gestão dos veículos internos.

Para o grande sucesso das ações de responsabilidade social da empresa, é fundamental alinhar a atuação responsável com os princípios organizacionais além de relacionar com os valores pessoais e assim criar mais identidade com o projeto. Mobilize os funcionários, considere a ajuda deles na definição dos projetos e envolva eles na ação. E claro, não podemos esquecer de envolver a alta direção, o que trará mais confiança, compromisso e engajamento por parte dos colaboradores.

Por fim, sempre devemos mostrar os resultados, o que dará continuidade dos projetos divulgando informações cotidianas, devemos também reconhecer os envolvidos e, para isso, usar os veículos que a empresa possui. Uma última dica, hot sites são bem legais nesses momentos!

Até mais

Flávia Médici

Um comentário: