segunda-feira, 27 de abril de 2009

MOMENTO DELICADO

Com a crise, várias empresas ao redor do mundo foram obrigadas a demitir funcionários. A forma com que as empresas tomam esse tipo de atitude, muitas vezes inevitável, reflete os valores da organização. Este é um momento muito delicado da relação empresa-funcionário e a forma com que a empresa age neste momento tem que ser bem planejada para que não abale a confiança já estabelecida entre os colaboradores e a organização.


Rick Amme é Presidente da Amme & Associates, uma companhia de mídia/crise de comunicação em Winston-Saleme, ele abordou este tema em "Princípios da comunicação de demissões", nesta Newsletter ele diz que o fator principal para que as demissões ocorram sem o desgaste da organização perante aos públicos, é o bom planejamento.

Em meio a seu artigo elencamos algumas atitudes que merecem destaque:

Evite um choque de informação. Informe regulamente seus empregados sobre a condição de seu negócio, para que cortes de pessoal não os peguem desprevenidos. Eu sei de um vice-presidente que fez um trabalho tão bom em comunicação que foi aplaudido quando anunciou o fechamento da empresa. Os empregados queriam que ele soubesse que apreciaram seus esforços para mantê-los nos empregos.
Comunique rápido. Como a noticia vai se espalhar rapidamente, quando as primeiras notificações forem feitas, conte aos empregados rapidamente para minimizar o período de incertezas. Encurte o tempo.

Notifique individualmente. Os empregados devem ouvir a notificação em pessoa por um gerente, não por terceiros, e-mail, telefone, carta ou mídia. Isso pode ser difícil devido a complexidade da agenda de ambos, funcionários e chefes. Faça seu melhor para que os empregados saibam que você tentou de tudo para contar a eles com antecedência.
Comunique aos stakeholders (públicos estratégicos da empresa) antes de comunicar à mídia. Liste todos que devem ouvir sobre os cortes (demissões) diretamente de você e faça contato com eles. Eles vão gostar e isso pode prover um suporte essencial.
Conte a todos a mesma história. Dê a empregados, fornecedores, clientes, autoridades do governo, analistas e à mídia – a todas as audiências – essencialmente a mesma informação.

Inconsistências mancham a credibilidade.

Este momento com certeza não é fácil, tanto para o funcionário quanto para a empresa.
Mas se é necessário deve ser feito da melhor forma possível.

Quem se interessou pelo assunto siga este link:
http://www.jforni.jor.br/forni/?q=node/240, lá você encontrará o artigo completo.
Carolina Félix

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