sábado, 11 de abril de 2009

A CASA É DE VOCÊS...

Sejam muito bem-vindos ao “Olhar Interno”, um blog dedicado ao mundo da gestão da comunicação interna. Nesse espaço vocês encontrarão novas conceituações, cases de sucesso, notícias publicadas na mídia, curiosidades e novidades que permeiam esse meio.

Para a grande première, já vamos começar com uma pergunta básica: Afinal de contas, todo mundo fala da “tal” comunicação interna, mas ninguém sabe de onde ela surgiu. Vocês sabem?
O conceito de Comunicação Interna surgiu no século XIX na Inglaterra com a Revolução Industrial. Em meio a um cenário de mecanização da indústria têxtil e posteriormente aperfeiçoado pela tecnologia, surge a necessidade das relações formais entre empregado e empregador, ou seja, era imprescindível estreitar a relação entre a empresa e o funcionário para um bem comum. Para isso foram criadas publicações internas, como jornais e revistas, que traziam informações pertinentes ao funcionário para familiarizá-lo com o ambiente e a política da instituição.

Após mais de cem anos, a Comunicação Interna se aperfeiçoou e tornou-se uma ferramenta indispensável para o mundo globalizado no qual seu principal objetivo é o fortalecimento e a construção de relacionamentos que permita um clima interno harmônico e um mesmo senso de direção e prioridades.

Para Margarida Kunsch, um dos ícones de Relações Públicas, a comunicação interna é “um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica... ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança”.

E para você, o que é Comunicação Interna nos dias de hoje? Não deixe de opinar, pois aqui sua voz é ativa!

Ps: Pessoal, para quem tiver curiosidade, acesso o link abaixo e confira a entrevista com Mário Persona, profissional da área de comunicação, sobre a importância da comunicação interna.



Angélica Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário