terça-feira, 25 de agosto de 2009

DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS...

Como já comentamos em outras matérias do blog, a comunicação interna é uma peça fundamental no meio corporativo que ajuda diariamente a criar um ambiente de parceria entre a empresa e os seus colaboradores, viabilizando uma comunicação de mão dupla por meio da troca de informações.

Entretanto, muitas vezes a insegurança do público interno de uma empresa parte do princípio da falta de informação oficial, tanto exercida pela alta direção como por outros gestores. Mas como suprir esse “gap” na comunicação? Existem várias formas e ferramentas que são capazes de ampliar esse contato, mas uma tem crescido consideravelmente em apoio as outras atividades de comunicação interna e conquistado a simpatia de todos: A CAMPANHA INTERNA.

A campanha interna é um simples meio de integração que não necessita de um alto investimento financeiro, mas sim de muita criatividade e do envolvimento de todos em torno de certo assunto. Elas são usadas tanto para envolver os colaboradores em algum processo, como o de certificação e aumento de vendas, quanto para a mudança de hábitos (higiene, saúde, segurança etc). Quando bem executadas, elas podem trazer ótimos resultados como na melhoria do ambiente de trabalho, no engajamento com outros processos em questão ou até mesmo na qualidade de vida e produtividade das pessoas.

Elas não devem ser consideradas um gasto ou uma atividade esporádica, mas sim um investimento que é capaz de criar participação, legitimidade e crescimento dos colaboradores que começam a atuar como protagonistas do negócio. A proximidade com os líderes, interatividade, consolidação da identidade corporativa e diminuição das distâncias de cargos e áreas são outras vantagens da campanha interna. Um exemplo bem bacana foi a campanha interna “Ta limpo? Ta legal!”, desenvolvida pela comunicação da ArcelorMittal Jequitinhonha em parceria com a MGBRAS, uma consultoria de comunicação. O grande objetivo foi criar o hábito de limpeza nos locais de trabalho por meio de um concurso, no qual os setores eram avaliados e concorriam a prêmios por sorteio. Informativos, folders, cartazes e banners faziam parte do material de divulgação em que as avaliações eram afixadas. O resultado foi melhor que o esperado, pois os empregados tiveram um super envolvimento mesmo depois com o fim da campanha e o hábito de limpeza foi incorporado como valor.

Angélica Vargas

Um comentário:

  1. show de bola este case, legal quando uma ação de comunicação consegue mudar um pouco a cultura das pessoas ou da empresa ou pelo menos o comportamente e espirito coletivo no ambiente de trabalho, parabéns aos profissionais que produziram está campanha

    mateus d'ocappuccino

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